Junto com clientes, JustForYou desenvolve novo produto

Beauty tech é exemplo de marca que envolve o público em suas co-criações

Ouvir o cliente. Entender o que ele pensa. Saber o que ele deseja e, por fim, criar o produto sob medida. Pode parecer uma estratégia arriscada para grandes empresas e mais aplicável a negócios menores. Mas, com o advento das redes sociais e inovações constantes nas plataformas mais populares entre os brasileiros, esse processo de criação de produtos juntamente com os clientes é cada vez mais possível. 

Tudo começa pela cultura da empresa que deve colocar o cliente no centro do processo, ou seja, atender as necessidades das pessoas, correspondendo ao que elas querem e precisam. Isso é feito principalmente através de um olhar cuidadoso para a opinião que diariamente os consumidores compartilham nos canais de relacionamento da marca. Na JustForYou, beauty tech pioneira no Brasil em usar inteligência artificial para criar cosméticos para cabelo personalizados, por exemplo, um departamento foi criado para acompanhar essas opiniões e transformá-las em realidade. Além disso, o cliente participa de cada pedido que faz no site ao preencher um formulário e escolher os efeitos que deseja para seu tratamento, nome da sua fórmula e intensidade da fragrância. 

“Nosso processo é desenhado com o cliente em mente, somos comprometidos em atender pessoas, respondendo da melhor forma que pudermos em cada etapa e aspecto do nosso negócio. Isso significa que o cliente é o co-criador de nossos produtos, nos ajudando a aperfeiçoar o que já temos e alinhar as expectativas para nossos lançamentos”, explica Caio de Santi, fundador e CEO da JustForYou. 

Um bom exemplo dessa estratégia é o que está sendo feito para o lançamento do leave-in, o mais novo produto que a beauty tech está desenvolvendo. O pedido das clientes existe há um tempo e a equipe de pesquisa e desenvolvimento está trabalhando para chegar nessa fórmula que atende a tantas demandas. Para se ter uma ideia, até para definir o tamanho do frasco a empresa ouviu seus consumidores.   

E essa escuta é feita através do departamento de Wellness da empresa que acompanha as necessidades de seus clientes, mede o nível de aceitação de uma novidade, como está a expectativa para o lançamento de um produto e assim por diante. Os gestores têm um trabalho bastante dinâmico e vão ajustando a estratégia de maneira efetiva. “É claro que isso exige uma equipe preparada para se adaptar a mudanças de forma rápida e encontramos isso principalmente nos millennials, que além de serem nosso público-alvo também compõem boa parte da nossa equipe”, complementa Caio que até o meio do ano pretende dobrar o quadro de funcionários para acompanhar o constante crescimento da JustForYou.